Árvores e Mudas

Palmeira Washingtonia


Descrição

Nome Científico: Washingtonia filifera

Altura máxima: 20 metros

A palmeira-de-saia é nativa dos oásis nos desertos da Califórnia, Arizona e noroeste do México. De estipe único e cinzento, ela pode alcançar 20 metros de altura e 60 a 80 centímetros de diâmetro. Suas folhas são grandes, em forma de leque e formam uma copa aberta. As folhas mortas persistem, ao invés de cair como em outras palmeiras, criando uma saia volumosa, pardo-amarronzada, característica da espécie.

Esta saia no entanto pode abrigar pragas, roedores e pombos e é muito inflamável, de forma que a remoção destas folhas pode ser indicada em alguns casos. As inflorescências contêm numerosas flores branco-amareladas que dão origem a pequenos frutos, do tipo drupa, de coloração vermelho-escura.

A palmeira-de-saia é indicada para plantio em majestosos grupos alinhados, ao longo de avenidas e ruas. Encaixa-se perfeitamente em jardins tropicais e mediterrâneos, principalmente no litoral. No entanto, devemos evitar o plantio da palmeira muito jovem (com estipe muito pequeno) ao longo de caminhos e calçadas, pois os espinhos dos pecíolos podem machucar os pedestres. Quando jovem, pode ser plantada em vasos na decoração de interiores, mas requer bastante luminosidade.

Categoria: Palmeiras
  • Share
  • Árvores Plantadas
  • Hectares Reflorestados
  • Toneladas de CO2 neutralizados
  • Desastres Ambientais Evitados