Árvores e Mudas

Videira


Descrição

Nome científico: Vaccinium padifolium

A uveira também conhecida popularmente como uva-da-serra ou remania é uma planta da família Ericaceae. Trata-se de uma espécie comum endérmica da Madeira, sendo característica do urzal de substituição da floresta Laurissilva do To Laurissilva do Til, surgindo também nestes bosques e em locais expostos, entre os 800 e os 1700 metros de altitude.

Apresenta-se como um arbusto, ou pequena árvore, perenifólio com até 6 metros de altura, com ramos novos geralmente avermelhados e pubescentes, sendo as folhas oblongas a elípticas, de 2,5 a 7 centímetros de comprimento e 1 a 2,5 cm de largura, serrilhadas, muitas vezes avermelhadas e glabras com a excepção do pecíolo e nervura média da página inferior, que se apresenta pubescente.

As flores desta planta apresentam uma corola amarelo-esverdeada, maculada de vermelho, globosa a campanulada, com 7 a 10 milímetros, de lobos muito pequenos e recurvados, dispostas em rácimos  axilares, com pedicelos curvos, ocorrendo a floração entre Maio e Agosto.

O fruto desta planta é uma baga quase ovóide com até 12 por 10 mm, de tom preto-azulado quando maduro. ?? comestível e ao longo dos tempos foi utilizado na alimentação para a confecção de compostas, aguardente, vinagre e licores.

Categoria: Frutíferas
  • Share
  • Árvores Plantadas
  • Hectares Reflorestados
  • Toneladas de CO2 neutralizados
  • Desastres Ambientais Evitados