Árvores e Mudas

Salgueiro chorão


Descrição

Nome científico: Salix babylonica

Altura máxima: 20 metros

O chorão, salgueiro-chorão ou salso-chorão é o nome uma árvore pertencente à família das Salicaceae ou salgueiros. Parece ser originária do Leste da Ásia. ?? uma árvore nativa do norte da China, mas cultivado há milênios em vários locais da Ásia, tendo sido disperso pelo homem ao longo darota da seda até à Babílonia, daí o seu nome científico.

?? uma árvore de tamanho médio a grande. ?? de crescimento rápido mas tem uma curta longevidade. ?? caducifólia, perde as folhas no inverno ainda que, por vezes, durem na árvore até irromperem as novas. ?? muito pouco exigente com os solos, que apenas têm de ter água suficiente. Medra muito bem em terrenos muito húmidos, sendo capaz de saneá-los absorvendo a água em excesso.

O tronco tem uma cortiça escura que vai rompendo com os anos. Os rebentos são delgados, longos e muito flexíveis, formando uma copa arredondada. O salgueiro é muito utilizado como ornamental pela beleza e frescura que aporta aos jardins.   ?? muito fácil de reproduzir por estaquilhas, de preferência dos pés femininos.

As folhas são lanceoladas de 4 a 10 cm de comprimento, serrilhadas, com a página superior cor verde intensa, a página inferior é mais clara e com pêlos que vai perdendo. As flores são muito pequenas e sem pétalas, formam amentilhos na primavera. São de cor amarelo-esverdeada. Têm flores masculinas e femininas em pés separados.

Categoria: Árvores
  • Share
  • Árvores Plantadas
  • Hectares Reflorestados
  • Toneladas de CO2 neutralizados
  • Desastres Ambientais Evitados